Por Que as Chapas de Aço Inox não Enferrujam?
Durabilidade e resistência sem ferrujem
As chapas de aço inox surgiram e revolucionaram este segmento no mercado trazendo um surpreendente material com o poder de não enferrujar sendo capaz de ser usado em locais expostos a todo tipo de ambiente e clima, preservando sua qualidade sem riscos de enferrujar ou sofrer corrosão. Como muitas novidades, o aço inox foi resultado da busca por uma liga metálica que resistisse ao desgaste tantas pesquisas e testes trouxeram a tona o poder do Aço Inox blindado ao desgaste e ferrugem seja ele causado pelo tempo, ou por agentes externos. No entanto, mesmo com a conquista popular, ainda há muitas dúvidas em cima do aço inox, sendo que a principal é: por que ele não enferruja?
Em Sheffield na Inglaterra no ano de 1913, um metalurgista em seu laboratório atrás de novos materiais e descobertas, testava a resistência de ligas com materiais químicos.
Tantos teste trouxeram a tona a eficaz resistência de uma combinação de cromo e níquel com uma base de ferro.
E pouco tempo depois dois pesquisadores alemães conseguiram provar a resistência do cromo à corrosão, o que explica e impede a ferrugem na chapa de Aço inox, com um mínimo de 10,5% de cromo presente na liga que garantem a sua resistência.
Como já dito o principal fator que determina o não enferrujamento das chapas de aço são os componentes presentes em sua estrutura.
Por exemplo: aços comuns reagem ao oxigênio com mais facilidade, gerando a ferrugem pela superfície abrasiva. O cromo, por outro lado, reage à essa corrosão e forma uma camada passiva, o que garante mais resistência contra os agentes corrosivos.
No entanto, há diferentes níveis de resistência e especificidades. Isso varia de acordo com o aço inox e sendo divididos por famílias do aço. Para ficar mais claro, vamos explicar como funciona essa divisão: Austeníticos – esse tipo é o mais utilizado no mercado por causa de sua facilidade de conformação e resistência à rupturas e tricas, mesmo em baixas temperaturas. São ligas com baixo teor de carbono, por isso resistem bem em temperaturas extremas. No mercado são conhecidos como a família 300.
Ferríticos – os aços ferríticos possuem baixo custo e contam com dureza e resistência à corrosão limitada devido à sua composição química. Como o nome indica, a composição desse material é mais semelhante ao ferro. Na indústria, são classificados sob a série 400.
Martensíticos – os martensíticos são os aços inoxidáveis mais resistentes e duros, bem similares ao aço carbono. Por causa de sua composição com altos índices de carbono, podem apresentar mais resistência ao serem aquecidos. Os tipos mais conhecidos são os AISI 498 e AISI 420, utilizados para a produção de bombas, eixos, pistas de rolamento e instrumentos hospitalares.
você precisa escolher a melhor fabricadora de chapas de aço de inox no Brasil, para ter toda garantia da qualidades apresentadas acima
Sendo assim, faça seu orçamento com a Axion Metais, e desfrute do melhor material da melhor chapa de aço inox que trará toda durabilidade para seus projetos.
Seja o primeiro a comentar!