Aço Inox Axion Metais Cuidados com Aço Inox
Como evitar a corrosão do aço: cuidados e boas práticas
Você trabalha com estruturas de metálicas e quer aprender a tê-las sempre bem conservadas?
Um dos maiores pesadelos de quem trabalha com aço é a oxidação, o processo químico em que o metal perde algumas de suas propriedades e passa por uma deterioração natural, popularmente conhecida como ferrugem.
A corrosão do aço é um processo de deterioração muito comum, sobretudo em materiais metálicos que entram em contato com o oxigênio ou água. Em detrimento dessa exposição, o objeto confeccionado com o metal tende a perder suas propriedades mecânicas.
É necessário que algumas situações devem ser evitadas, a fim de contornar ou prolongar a vida útil do metal oxidável. Isso deve estar na mente do responsável pelo projeto. Portanto, deve-se adicionar alguns elementos que possibilitam essa proteção
Proteja a superfície para evitar ferrugem no aço
Além dos cuidados básicos como evitar exposição à umidade e não usar água na higienização, já existem pinturas específicas que protegem e aumentam a vida útil do aço, criando uma camada resistente contra os agentes externos que causam a corrosão.
Em caso de necessidade de uma proteção não permanente, como em transporte ou estocagem, também é possível lançar mão de óleos ou emulsões com limpeza posterior.
Prefira materiais com maior resistência à corrosão
Se o projeto já estiver definido e contar com uma projeção de uso de materiais metálicos sujeitos a oxidação, o projetista pode, desde o início, escolher opções que garantam um resultado com menores problemas futuros.
Os aços ligados, com adição de elementos como cromo e níquel, por exemplo, podem ser alternativas inteligentes em durabilidade.
O aço inox, que reage de forma mais superficial sem danos profundos, também costuma ser uma solução eficiente na maioria dos casos.
Considere a galvanização
Galvanização é o nome designado à aplicação de uma camada de zinco que protege metais como o aço das ações corrosivas.
Pode ser feita a frio ou a quente é uma escolha a ser considerada para quem projeta conforme a demanda do cliente.
Preveja e contenha a corrosão
Em alguns casos, mesmo tomando cuidado para evitar a oxidação, ela não deixa de aparecer. Nesse momento, saber contê-la para que não se alastre pode fazer muita diferença.
Ter controle de umidade e luminosidade do local é importante e, se você puder investir, há aparelhos de climatização que gerenciam as melhores condições para armazenamento desse material.
Se for inevitável, aprenda a eliminar a ferrugem
Às vezes o que não se pode remediar, remediado está. Se com todos os cuidados em dia a corrosão acontecer, há meios de eliminá-la de forma não muito complexa.
Já existem produtos específicos para essa finalidade no mercado, mas usando soluções ácidas como vinagre misturado a água, por exemplo, é possível chegar a um bom resultado, lixando a ferrugem com papel alumínio posteriormente.
Seu Aço ainda mais duradouro
Existem outros processos que contribuem para o prolongamento da vida útil do aço como a zincagem (imersão a quente da peça no zinco fundido) e galvanização (combinação de zinco com ferro) são métodos eficazes e usados em demasia por siderúrgicas.
Para garantir uma longa vida útil é necessário que a superfície do aço seja preservada sob todas as hipóteses. Por isso mesmo é tão importante a pintura com inibidores de agentes corrosivos. Durante o transporte do material, também existem alguns recursos para evitar a corrosão do aço, como por exemplo, a utilização de óleos ou emulsões que impedem danos ao metal.
Seja o primeiro a comentar!